Untitled Document
...Trilhas BR... O mapa das melhores trilhas de Florianópolis ( Floripa ), e Santa Catarina - Mountain Bike ( MTB ) - Trekking - Enduro - Cavalgada Ecológica - Planilhas - Mapas - Coordenadas GPS - Visualização no Google Earth

Trilhas

Trilha da Vargem Pequena II

A trilha passa no meio da fazenda Mea Mea, no coração da ilha de Santa Catarina, ligando os bairros de Ratones, Vargem Pequena e Vargem Grande. Originalmente criada para a instalação de uma linha de transmissão de alta tensão, hoje serve principalmente para a movimentação de gado dentro da fazenda.
Sediou em 1993 e 1994 provas do catarinense de mountain bike, sendo um dos circuitos mais duros do estado.
Partindo da cerca junto à estrada, são cerca de 1000 m de subida até uma área plana de mais uns 700 m, logo em seguida começa uma seção de descidas e subidas bastante técnicas que terminam em um pequeno riacho. Depois do riacho encontramos uma pequena subida que dá acesso a um topo que também é um vale, pois é o encontro de dois morros. Nesse ponto seguimos a esquerda em direção ao topo do morro menor, um sigle track nos leva uma grata surpresa, uma pista de downhill com rampas, proteções e curvas compensadas, trabalho feito pela galera do downhill da região. Cuidado com as rampas, principalmente se você não tem equipamento nem técnica suficiente para encarar os saltos. Boa trilha.

Grau de dificuldade:

Roteiro GPS:
Vis. Google Earth:
Localização:   Ratones - Florianópolis - SC
Estacionamento:   Estacione próximo da "Venda do Seu Aldo"
Clique na imagem para ver mais fotos da trilha

Como chegar

Automóvel / Bike:
Vindo do centro de Florianópolis, entre no bairro de Ratones, percorra aproximadamente 6 km até a primeira encruzilhada, nela siga a esquerda por 1,5km até a "Venda do Seu Aldo", local ideal para estacionar o carro. Siga pela estrada em direção a Vargem Pequena, esta que sai da frente da "Venda do Seu Aldo" por mais ou menos 1 km até a Fazenda "Mea Mea". A trilha começa no topo do segunda subida, exatamente onde começa o asfalto.

Ônibus:
Saindo do Centro de Florianópolis, pegue um ônibus no Terminal Central (TICEN)
até Santo Antonio de Lisboa (TISAN), depois pegue o CIRCULAR VARGEM PEQUENA (Linha 282) ou CANASVIEIRAS/SANTO ANTÔNIO VIA RATONES (Linha 941) desça no topo do "Morro da Vargem".
No retorno tome um ônibus em direção ao TICAN (Terminal de Canasvieiras), de lá qualquer linha que siga para o Centro de Florianópolis.
Confira os horários e conecções no site da Prefeitura de Florianópolis.

Mapa de localização

Clique nos balões para informações adicionais
Clique para ver o mapa maior