Trilhas Notícias Fotos Links Dicas Anuncie Aqui Contato Apresentação Inscrições Produtos Home

Trilha Saco Grande / Ratones

Uma subida inicial que separa os homens dos meninos, além da inclinação, o terreno da trilha é formado por areão, descritas por nosso guia Verissimo,  como do tamanho de sementes de laranja. A dificuldade de tração é bem grande principalmente se o tempo estiver muito seco. A vantagem é que a trilha é bastante aberta (foi utilizada por veículos para a instalação de torres de transmissão de energia).
Saimos do Floripa Shopping em um grupo de 7 pessoas: Luiz Peixoto, José Ildo (o famoso Pezão), Rock Waltrik, Verissimo (nosso guia), Gustavo Zorzo, Mykel e o amigo do Mykel e também um cachorro (foto) que nos acompanhou o tempo todo. Seguimos pela rodovia Vergílio Várzea e entramos a direita logo após a Serv. Águas Claras. O início da trilha fica dentro de um terreno onde parece estar sendo montado um condomínio. De cara uma longa subida que foi concebida por alguém que jamais pedalou uma mountain bike, é baixar a cabeça e peladar (ou empurrar) a bike até o topo. A partir do topo as coisas ficam melhores, seguimos por uma das trilhas a direita até um mirante próximo a uma torre de transmissão de energia e depois até a Pedra do Balão. Retornando desse trecho seguimos a esquerda em direção a Ratones. As vistas são maravilhosas tanto do lado de Ratones quanto para o lado do Saco Grande, é possível avistar toda Beira Mar Norte quanto boa parte do vale de Ratones.
Já descendo para Ratones passamos bem próximo do local da queda do avião da Transbrasil que caiu no morro da Virgínia em 1980, é possível avistar uma cruz branca que está no local até hoje.
Falando em descida, tome cuidado para não se distrair com o visual porque a trilha é bastante técnica. Além do areão, várias erosões cortam a trilha em todos os sentidos.
O final da trilha é em uma fazenda em Ratones, passe com cuidado sem fazer barulho respeitando a propriedade, infelizmente essa é mais uma trilha histórica de Florianópolis que tem seu acesso restringido por propriedades particulares, soube de uma lei municipal que proíbe o fechamento de trilhas históricas (essa trilha era usada para a população de Ratones para chegar até o centro de Floripa) quem sabe poderíamos nos mobilizar para fazer valer essa lei.

Luiz Peixoto

Ps.: Um fato importante foi a visita que fizemos ao lendário Antonio e seu filho Pedrinho que fazem parte da história do mountain bike em Santa Catarina.

Trilha Saco Grande / Ratones

25,74 km   2h   554 m
Trilhas, estradas de terra e asfalto

Médio   Média   2 a 314 m
Saco Grande / Ratones

Estacione próximo ou no próprio Floripa Shopping

Mountain Bike Trekking Trekking

Não disponível

Automóvel / Bike:
Vindo do centro de Florianópolis, siga pela SC 401 até Saco Grande, estacione próximo ou no próprio Floripa Shopping.

Ônibus:
Partindo do Centro de Florianópolis, pegue um ônibus até Saco Grande, desça na Rod Vergílio Várzea logo após a Serv. Águas Claras. O Acesso a trilha é por um terreno onde está sendo montato um condomínio. O retorno pode ser feito de ônibus (tem um ponto na saída da trilha).

Mapa de localização

Visualizar Saco Grande Ratones em um mapa maior

Mapa da trilha

...Trilhas BR... O mapa das melhores trilhas de Florianópolis ( Floripa ), e Santa Catarina - Mountain Bike ( MTB ) - Trekking - Enduro - Cavalgada Ecológica - Planilhas - Mapas - Coordenadas GPS - Visualização no Google Earth